quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

O PENSAMENTO DO PSEUDO-DIONÍSIO, MÍSTICA E TEOLOGIA


Entrevista com o tema "Renunciar Deus" a mística e o apofatismo do Pseudo-Dionísio.
(Não se assuste com o tema: veja a Introdução abaixo)
Introdução: Como o pensador grego Cristos Yannaràs (1995, p. 56), "Renunciar Deus" é a expressão mais adequada para interpretação do apofatismo (ou teologia negativa) no pensamento do Pseudo-Dionísio. Essa Teologia Negativa significa a renúncia da pretensão de objetivar e verbalizar a verdade divina, ou seja, transformar Deus num objeto ou um conceito (o que seria também uma forma de idolatria segundo Jean Luc-Marion). Portanto, “renunciar Deus” não significa que ele não existe ou que não o aceitamos em nossa vida, senão como o Pseudo-Dionísio: "compreendê-lo como Mistério inefável", possuidor de todos e de nenhum nome, do mesmo modo, como invisibilidade e niilidade: “o Nada diante do qual toda criação é um nada”; o que implica num ato de esvaziamento de Deus, um despojar-se Dele e de todas as coisas para o místico unir-se e deificar-se, que se refere não a fazer-se divindade, mas como entende Dionísio, permitir que Ele nasça em nós. Neste sentido, Deus não está preso em nossas definições humanas e em nossos grupos religiosos. Ele é muito maior que todos nós, que nossas doutrinas e instituições.
— em Tv Horizonte.


 

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