sábado, 28 de maio de 2011

ECUMENISMO E ESPIRITUALIDADE

Werbert Cirilo Gonçalves, XXII Jornada

A espiritualidade é o meio pelo qual o homem cristão se relaciona com Deus. Ao sair de si o homem-fiel se põe em direção a Deus. O espírito humano é possibilidade deste contato mais íntimo com Deus que é acolhimento no coração do fiel. A espiritualidade é nossa maneira de acolher o dom de Deus no desenrolar concreto da nossa existência. Conseqüentemente, a espiritualidade cristã não é senão a vida “segundo o Espírito”.
Contudo, a espiritualidade cristã é também ecumênica. O espírito humano é abertura e acolhida do diferente, e não pode ser de modo diferente, visto que o próprio Deus é alteridade em relação ao homem. Sim, o homem é imagem e semelhança de Deus, porém Dele se difere. Assim, a verdadeira espiritualidade é acolhida do outro. Aceitar o que é semelhante, mas diferente é próprio do cristão.
A espiritualidade cristã revela na sua mais íntima expressão seu ecumênico diálogo com o diferente. Esse diálogo, que é espiritual, é ao mesmo tempo respeitoso, valoroso, não egocêntrico e acima de tudo aponta para uma realidade de transcendência. Essa espiritualidade é experiência mística do próprio cristão, ou seja: partindo do termo mística, como o mergulho no mais profundo do mistério de Deus, chegamos à compreensão de que a espiritualidade ecumênica é fundamentada no encontro com Deus, que no mais profundo do mar do mistério, dialoga com o cristão que atento à Palavra Eterna, a obedece e cumpre sua palavra.
REZEMOS PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS E O BEM DA HUMANIDADE. REZEMOS POR TODOS IRMÃOS TAMBÉM DE OUTRAS RELIGIÕES...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI A SUA MENSAGEM